Mais... ... ▼
Mais...
A resposta é muito simples: trata-se do primeiro mandamento divino. Na Torá nós temos 613 preceitos. Qual a primeira ordem que D'us dá para o primeiro ser humano?
Você se une com sua esposa e forma uma família. E D'us disse para Adão e Eva que isto vai ser um sistema a partir de então.
vida familiarA primeira mitsvá é procriar. Em hebraico "Pru U'Revu" - Cresça e se multiplique. E isso só pode ser feito no ambiente obviamente da vida familiar: marido e mulher.
Então o rabino tem que ser um exemplo: ele segue a lei e tem que mostrar que ele segue a Lei divina que ele está pregando e ensinando para seus congregados.
Mas obviamente que existe mais um motivo: o rabino também tem que ser um amigo, ele tem que ser um conselheiro. Em hebraico nós temos o conceito de "Shoftaich" e "Ioatsaich".
Shoftaich são os juízes. De vez em quando os rabinos tem que julgar casos. Pode fazer a paz, uma arbitragem entre as pessoas.
Mas também tem Ioatsaich, que em hebraico significa conselheiros. O rabino tem que ser capaz de conciliar e aconselhar alguém no âmbito familiar ou nas dificuldades que um casal vive ou com o cônjuge na vida conjugal e assim em diante. Tem que entender do assunto. Você não pode falar de educação se você não tem filhos; você não pode falar em vida familiar, ou conciliar e apaziguar de vez em quando, ou reforçar, encorajar e estimular se você não sabe como é a vida familiar.
O núcleo  familiar para nós no judaísmo é a base de uma sociedade. Famílias solidárias vão construir a sociedade e o rabino tem que ser um exemplo.
Amores Impossíveis e o problema dos casamentos mistos.